Natação artística

OVARSINCRO

Natação Artística

O que é?

A natação artística é um desporto multidisciplinar que abrange natação, ginástica e a educação musical. É ainda um desporto onde a força, a flexibilidade e a técnica se unem ao artístico e onde são executados vários movimentos, por uma ou mais nadadoras, sincronizadas entre si e com a música.

Combina a habilidade de um nadador, de um jogador de pólo e de uma bailarina, sendo por isso considerada uma das modalidades desportivas mais completas. Uma das outras particularidades da natação artística é o facto de ser uma modalidade desportiva maioritariamente praticada pelo sexo feminino, onde é raro ver atletas do sexo oposto. No entanto, desde 2015 tornou-se permitida a possibilidade de atletas masculinos participarem em Provas Oficiais, na categoria de dueto misto e nos próximos Jogos Olimpicos de Paris 2024, irá também ser possível a sua participação.

A natação artística tal como a conhecemos atualmente nasceu na Austrália em 1912. Com a popularidade a crescer nos Estados Unidos e à posteriori no Canadá onde teve lugar a primeira competição em 1924. Inicialmente chamada de Ballet Aquático, a modalidade foi popularizada pela atriz Esther Williams, graças ao filme O Baile das Sereias (1944).

​Este desporto é modalidade olímpica desde 1984. Estreou-se em Los Angeles com provas de solos e duetos, mas foi bem mais tarde, em 2002, que foram introduzidos os restantes esquemas (equipa e combinado). A modalidade de natação artística rege-se pelas regras da FINA  (Fédération Internationale de Natation).
A natação artística em Portugal
Em Portugal a modalidade surgiu na década de 40, no Sport Algés e Dafundo, mas com objetivo de exibição. Foi necessário esperar cerca de 4 décadas para ver surgir outras formações, no Norte: Leixões, Póvoa do Varzim, Porto…

As primeiras competições nacionais tiveram lugar em 1989, sendo organizadas em Campeonato de Inverno e Campeonato de Verão. Em 2012, o quadro competitivo nacional contou pela primeira vez com mais de 14 clubes.

Atualmente, em Portugal a natação artística é uma modalidade em franco crescimento com um aumento exponencial de atletas praticantes e da qualidade técnica apresentada.

Os escalões competitivos dividem-se:
  • Infantil – até aos 12 anos
  • Juvenil – 12 -14 anos
  • Júnior – 15 a 17 anos
  • Absoluta – a partir de 18 anos
Para começar a competir na modalidade de natação artística e sempre que mudar de escalão, uma atleta tem que realizar uma prova de nível, de crescente dificuldade. Nessa prova a nadadora é avaliada nas diversas competências necessárias para a prática da modalidade.
A competição é realizada em quatro categorias:
  • Solo: Prova individual. Uma nadadora executa um esquema sincronizado com a música;
  • Dueto: Uma nadadora executa um esquema, coordenada com uma parceira e com a música;
  • Equipa: São normalmente compostas por oito atletas, sendo que o número mínimo obrigatório é quatro (por cada atleta a menos na equipa existe uma penalização, tendo em conta que a sincronização é mais fácil de conseguir com o número inferior de atletas;
  • Combinado: esquema realizado por oito a 10 atletas e que combina partes de esquemas em equipa, solo e dueto